terça-feira, 3 de julho de 2012

O CINISMO E A FALTA DE ÉTICA NA POLITICA


                                                O CINISMO E A FALTA DE ÉTICA



           Essas eleições sem duvida será marcada pela vilania política. O que mais impressiona é o cinismo e a falta de ética de alguns políticos.A republica está em franca decadência.Parece não existir mais limites morais.Os partidos são apenas trampolins para a ascensão ao poder ou para usufruir das regalias do fundo partidário.A falta de ética é tão grande que assusta e teme-se até pela falência da democracia.Os partidos são entregues a chefes políticos sem nenhum compromisso ideológico. Partidos outrora  de esquerda vão para as mãos de reacionários de ultra direita sem o mínimo de pudor. As filiações partidárias não obedecem a nenhum critério ideológico,filia-se a torto e a direito, o que importa é ganhar aquele “curral” eleitoral, afinal o povo continua sendo gado e massa de manobra, afinal de contas na balança da imoralidade,o peso do político corruptos pesa igual ao do povo corruptor.Eles se merecem.
             Até agora temos 29 partidos políticos no Brasil.Um descalabro e um assalto aos cofres públicos,uma forma de surrupiar dinheiro do fundo partidário e abrigar o rejeitado político ou um farsante.A principal função dos chamados “nanicos”, é enfraquecer a democracia, são meras siglas de aluguel e geralmente da direita, pois a esquerda não se une nem na cadeia.Esses na maioria recebem apoio logístico dos de ultra direita ou de organismos internacionais, como é o caso do PV.Lembram-se da farsante Marina Silva e o derrame de dólares das Ongs americanas para levar a eleição para o segundo turno? Esses arremedos de partidos são manobrados por  falsos ideólogos (na concepção critica)* ou então pela farsa religiosa,para atrapalhar e tentar derrubar a democracia são bem “municiados”. Recebem carros de som e camisas e todo apoio logístico embora não transpareça.
           Em geral são verdadeiros sanguessugas.Passam para os desavisados como uma força independente em uma eleição,mas na verdade não passam de “laranjas”* a serviço de um candidato forte.Esbravejam seus pudores éticos.Não passam de falsas vestais e ainda se julgam imaculadas. Observem que nos seus debates ou nos comícios, que a sua bateria de mísseis de xingamentos e impropérios são direcionados a um candidato apenas e quanto ao financiador geralmente os agravos são tênues e passam até despercebidos. Aqui  na Barra dos Coqueiros é uma pratica comum. A sua campanha trás sempre aqueles velhos e batidos slogans: - Estou sozinho nessa luta! – A minha campanha é a do tostão contra o milhão! - Eu sou a voz dos excluídos!  E etc.etc
               As suas investidas a domicilio obedecem ao mesmo critério e  se notarem alguma barreira em relação ao seu verdadeiro objetivo, a farsa, aí vem aquele famoso “ fechamento” imoral e desonesto: - “Se não votar em mim, vote em fulano, pelo menos ele é gente de bem e eu não tenho nada contra ele,pois as nossas propostas são mais ou menos iguais”. - E assim de eleição em eleição ele vai fazendo o seu pé de meia. Tirando algumas exceções, pode se concluir que o inferno está cheio de boas intenções.




           “ A ética, da forma como é colocada hoje no debate político,faz tão mal a política  que seria melhor se ela, a ética,estivesse fora do discurso político. Cuidado com o político que vive se gabando da sua honestidade,este por certo costuma ser tão ruim quanto os outros,ou mesmo pior” ( Renato Janine)
               Ser ético  é um pré requesito para se candidatar a um cargo publico, portanto a ética deveria ficar fora da discussão ou debate político.Ser ético é um dever de todo o cidadão honesto.

               Há muito que eu acostumei com o cinismo político. Antes agiam às escondidas, hoje fazem as claras sem o menor respeito e pudor.Certa vez eu protestei veementemente quando um cidadão disse que o político que se vende não passa de uma prostituta.Eu disse a ele que tal afirmação era uma ofensa grave contra essas bravas operarias do sexo, a mais antiga profissão da humanidade.A prostituta pelo menos não nega que vende o seu corpo para sobreviver honestamente.Para ela depois que “lavou” tá limpa.Enquanto que o político corrupto nega,trai e engana abertamente eleitores e correligionários e vive mergulhado nas trevas  do cinismo e da corrupção.
                       Quando forem votar estude atentamente o programa dos candidatos e as suas condições de cumprir as suas promessas de campanha.Veja atentatemente a qual grupo o candidato está atrelado e quem o está financiando por cima ou por baixo do "pano".Atentem para os comicios.As falas repetitivas recheadas com promessas escabrosas. Dizem que no interior do Ceará um candidado prometeu construir uma ponte na entrada da cidade.Um dos presentes gritou: - Ué! Mas aqui num tem rio.Pra que fazer uma ponte? - Ele emendou na hora: - Eu faço um rio também! - Fuja tambem daquele que só fala que é o bom e o mais honesto do mundo. Se ele  colocar o bolso para fora e dizer que ali nunca entrou dinheiro sujo,pode ter certeza que está vestindo essa roupa pela primeira vez.Desconfie daquele que vai na sua casa prometendo emprego. Isso ele promete de casa em casa.Garanto que a unica casa que ele vai empregar todos vai ser a dele e todos com polpudos salarios.Até o papagaio entra na folha de pagamento.
                Desconfiem dos administradores ou legisladores de ultima hora.O verdadeiro administrador começa o seu trabalho no primeiro dia depois de eleito. lembrem-se que você o elegeu para quatro anos de trabalho e não para um apenas.Voce passou três anos sem vê-lo pelo retrovisor, e nesses anos você sentiu na  sua cidade a falta de tudo o que é de essencial para a ela funcionar.Não deixe que ele o faça de bobo.Nunca associe o avanço do capitalismo com o bem social do povo.Eles se apoderam disso para mascarar a realidade.Vejam o exemplo de Barra dos Coqueiros: A expansão imobiliaria  trouxe uma nova classe media de Aracaju.Criou-se uma nova Zona Nobre de investimento ao longo da Costa Oceanica e deixaram uma Zona de Esquecimento às margens do Rio Sergipe.Isso chama-se Crescimento Desordenado e na dialética do socialismo como Divisão de Classes.O operario nativo ergue novas moradias, recebe um salário miséravel e mora  em barraco de  invasão. Essa é a "mais valia" onde  Marx  fala da exploração do capital perante a força de trabalho.Isso fica bem delineado na musica e letra de Lúcio Barbosa cantada por  Zé Geraldo "Cidadão".A letra mostra a contradição baseada no preconceito onde  o termo "Cidadão" é uma metáfora.O personagem não consegue nem admirar o seu trabalho, pois é logo confundido como um ladrão qualquer. É esse paradoxo de  cidadania que esse politico tenta impor no seu processo de alienação.
              O eleitor consegue ser pior. Quando é de classe baixa vende o voto por ninharia,cesta básica,tijolo,bujão de gás,colchão barato e até por cachaça. O das classes média e média alta o fazem por emprego para familiares e cargos comissionados, os famigerados CCs. E assim segue esse círculos vicioso de poder e o resultado é fome,miséria, falta de assistência a saúde, a educação e a segurança publica.

               Eleição não é festa de democracia coisa nenhuma.Esse slogan é fascista e mentiroso.Eleição é um ato de reflexão e liberdade de escolha.O eleitor deve consultar a biografia dos candidatos.Pela a profissão que ele exerce e seu comportamento como profissional, tire suas conclusões, e se este não gosta do "batente" pior ainda.Como é que uma pessoa que não gosta de trabalhar vai cuidar da sua cidade? Jamais vote em quem não preza pelo erario publico ou faz mal uso dele,ou que esteja envolvido em graves suspeitas de corrupção. Não basta ele se declarar inocente por um tribunal.Já dizia Bismark “Se o povo soubesse como se fazem as leis e as salsichas, ninguém dormiria sossegado” O Talmud* diz que: “Todo estado corrupto possui maior números de leis” e  “Infeliz da nação cujos juízes merecem ser julgados”.Gosto de um provérbio do Sofocleto “ O bom do juízo final é que será sem advogados” e para encerrar um de Bertolt Brecht: “Alguns juízes são absolutamente incorruptíveis.Ninguém consegue induzi-los a fazer justiça”. Dizia um cientista político que se o brasileiro pensasse vinte minutos por dia no bem estar do país,este seria o país mais poderoso do mundo.Pensem nisso
·        *Laranja - Origens: No meio policial o laranja é aquele que assume a culpa de crime ou aquele que empresta o nome como intermediário de falcatruas e quase sempre é bem recompensado por isso e não lhe falta bons advogados para tirá-lo das encrencas
·        Também presos políticos, que para sustentarem suas famílias inventaram uma espécie de “Piramide”, onde somente os primeiros os chamados limões “recebiam” vultuosas quantias e assim os novos que entravam (otários) eram os laranjas que pagavam na esperança de também receberem uma boa grana na sua conta bancaria, o que nunca acontecia
·        E por fim hoje é usado na política, o político laranja é  cúmplice do seu patrocinador e é beneficiado monetariamente ou com empregos públicos de fachada.





 *Ideologia é um termo que possui diferentes significados e duas concepções: a neutra e a crítica.[1] No senso comum o termo ideologia é sinônimo ao termo ideário, contendo o sentido neutro de conjunto de ideias, de pensamentos, de doutrinas ou de visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas. Para autores que utilizam o termo sob uma concepção crítica, ideologia pode ser considerado um instrumento de dominação que age por meio de convencimento (persuasão ou dissuasão, mas não por meio da força física) de forma prescritiva, alienando a consciência humana.

Fonte Wilkpédia

* Talmud – Livro sagrado dos judeus

Blog do figueiroa---------------------------------------02/07/2012



              


Nenhum comentário:

Postar um comentário