quinta-feira, 28 de junho de 2012

A JUSTIÇA E O PAPAGAIO


Papagaio que chamou politico de ladrão está detido no IBAMA


Este foi o momento que o Louro Lourenço chamou o politico de ladrão e corrupto e acabou sendo colocado atrás das grades sem direito a fiança, como um elemento perigoso para a sociedade







Papagaio que chamou politico de ladrão está detido no IBAMA

O papagaio foi detido após chamar um politico de ladrão


O papagaio foi detido após chamar um politico de ladrão
O papagaio, Louro Lourenço, que chamou um político de ladrão, mentiroso e corrupto, foi detido na manha desta terça-feira (13), pelo IBAMA. Em nota à imprensa, o IBAMA nega que o papagaio esteja sendo mantido sob custodia pelo simples fato de ter chamado um renomado politico, da capital federal, de ladrão, mas o argumento não convenceu muito.

Na entrada da sede do IBAMA, manifestantes pediram a soltura do papagaio e a prisão dos corruptos. A polícia foi chamada para conter os manifestantes, a base de spray de pimenta e bomba de gás.

Em Brasília ninguém quis se manifestar sobre o caso. O parlamentar chamado de ladrão pelo papagaio, em nota, negou o uso da influencia para fazer o IBAMA custodiar a ave. O dono de Louro Lourenço entrou com pedido na justiça para tentar libertar o papagaio.
               O pior é que a ave ficou sendo jogada de delegacia  em delegacia. Ao pesquisar sobre a detenção de Lourenço, me parece que ele está preso sobre custódia na delegacia do IBAMA e está esperando um Habeas Corpus para poder responder o " Processo" em liberdade.





                                                                               A JUSTIÇA E O PAPAGAIO



                  Um fato que tomou as manchetes em dezembro do ano passado, aconteceu em uma cidade do Rio Grande do Norte.O papagaio Lourenço chamou um político deputado federal conhecido nacionalmente de corrupto, mentiroso e ladrão. A ave foi levada para delegacia de Lages e foi presa  por ofensas morais.A pobre ave alem de já viver engaiolada ainda se viu presa na gaiola da delegacia da cidade.O IBAMA nega que a ave esteja presa sob custodia, mas não conseguiu convencer a população que exigiu a soltura de Lourenço.A população saiu as ruas em protestos exigindo a prisão dos corruptos e a soltura da ave. E  foi dispersada com bombas de efeito moral.O Deputado negou que tenha pedido as autoridades a prisão de Lourenço.

                Até onde chega a credibilidade dos três poderes neste país.Não sei qual foi o destino do Lourenço.Espero que ele esteja em perfeitas condições de saúde e livre.Há muito tempo que eu perdi a credibilidade nos políticos e principalmente na justiça. Não vejo sinceramente na  justiça quase ou praticamente nada no  que eu possa acreditar.
                Foram falsas as  promessas que fizeram ao povo brasileiro em 1985 quando terminou a Ditadura Militar.Fizeram uma nova constituição e que hoje não passa de emaranhado de mentiras jurídicas. Nem a Declaração dos Direitos Humanos da ONU do qual o Brasil é signatário é respeitada por alguns juízes reacionários que extrapolam do Estado de Direito quando se dirigem  ao cidadão.Quantos cidadãos não foram humilhados destratados na sua honra e integridade perante esses verdugos?Cale a boca! Não mandei você falar!Se abrir o bico mando pra cadeia! Isso sem falar de palavrões.Conheço pessoas que passaram por isso.
                 Eu fui uma pequena célula que lutou contra o arbítrio.Fui filiado a Juventude do Movimento Democrático Brasileiro.Pichei muros, participei de caminhadas,sentir na garganta a dor do gás de efeito moral, lutei pelas "Diretas Já"  e chorei quando a perdemos.Com a volta do Brizola do exilio me filiei ao PDT. Ainda hoje me mantenho nos quadros como dissidente,mais seguindo a linha do grande  PDT idealizado pelo grande estadista Leonel Brizola, vejo infelizmente que o meu partido está perdendo a sua identidade estatutária. Pergunte-me quem é o presidente estadual em Sergipe,que a resposta é "não sei" e nem quero saber.Mas de uma coisa eu tenho quase certeza: Aposto que ele nunca leu ou talvez nem tenha o Estatudo  em casa. Já vi "filiado" ou novo "arrebanhado", ainda  saudosista do arbitrio de 64,  ficar surpreso quando soube que o Leonel Brizola foi o seu fundador. Que saudade do velho PDT,quando nos reuniamos na Rua Carlos Correia em frente ao antigo Cinema Vera Cruz ou em uma casa na Av. Desenbargador Maynard. Diziam na época que os abnegados do PDT de Sergipe cabiam dentro de uma Kombi.Hoje olhando para trás(história), eu afirmo: " Eramos pouco, mais eramos fortes,mas o que vejo hoje é apenas um "gigante" anêmico e insípido. A antítese da verdadeira função do PDT. 
                 Mas continuo acreditando nesse sonho social, pois faço parte da história dessa agremiação e não abro mão desse meu direito inalienável de não me curvar aos interesses estranhos e oportunistas.
                Hoje abraço o MRLB o Movimento de Resistência Leonel Brizola, para resgatar as origens do verdadeiro trabalhismo que começou com o PTB de Vargas, sigla que foi negada pelos militares ao Brizola por orientações externas.

               Lembro-me do dia em que Tancredo Neves foi eleito pelo Colégio Eleitoral, Presidente da Republica. 15 de Janeiro de 1985.Era o fim da Ditadura Militar, de um ciclo de 21 anos de atraso social e tecnologico e principalmente da liberdade individual. Sai de casa com a minha bandeira do PDT, para participar da grande caminhada da democracia.Chegando na Praça Olimpio Campos me dirigi a Banda de Revistas do Careca, e quando o vi falei eufórico: Gervásio! Vencemos a Ditadura! – Ele sorriu e disse: Hoje saímos dessa e entramos em outra! – E apontou para o Palácio da Justiça. E hoje do alto dos meus 65 anos incompletos e com a autoridade dos que lutaram pela democracia,  afirmo que o tempo e a história mostrou que o velho comunista tinha razão. Estamos em uma Ditadura Judiciaria diante do que observo.Recentemente o STJ praticamente liberou os "fichas suja". A  Sra.Eliana Calmon Alves Corregedora  Nacional de Justiça e Bacharela em Direito, tem razão em chamar alguns  desses senhores, de serem extremamentes simpaticos pelos seus colegiados.

               Certa vez um cidadão no Calçadão da João Pessoa, me questionou sobre a corrupção política no Brasil. Eu sabia que ele queria me colocar numa fria, porque ao lado estava um Promotor de Justiça e um advogado.Me lembrei na hora dos farizeus quando tentavam jogar Jesus contra o Direito Romano, no caso do Dracma uma moeda romana que tinha a esfinge de Cesar. Para surpresa dos presentes eu disse que o político corrupto era uma vitima criada pelo sistema. Voltaram-se todos na minha direção. Eu afirmei  que não nasce político corrupto, ele é corrompido pelo corruptor, que é o povo e é mantido no cargo as vezes por juízes corruptos. Isso eu aprendi na Universidade estudando Política.

             Tenho vários amigos Juízes e Promotores dignos da função que exerce. Disse-me um deles que ao Juiz cabe fazer apenas cumprir a Lei e a Constituição. O maior tesouro de uma nação é o respeito ao estado de direito do povo.A confiança na justiça é o  fator preponderante para a formação de uma nação justa, caso contrario continuaremos vendo-a  servindo de chacota como a prisão surrealista do papagaio Lourenço, que estava dependendo de um Habeas Corpus para voltar na sua gaiola familiar para a varanda da casa do seu dono. 
              As vezes fico surpreso  com certas coisas . O Ministério Publico condena o Sr Airton Martins por propaganda antecipada.Não questiono o merito da  decisão juridica.Mas o que eu não entendo é porque não se enxerga o que acontece do  outro lado dessa moeda.O prefeito faz festa com Trio Eletrico para inaugurar banda de avenida,é jurado de calouro do Bareta aqui na Barra dos Coqueiros.Tem um carro de som que passa diariamente na porta da minha casa fazendo campanha abertamente da sua administração de apenas 1/4 do mandato. E tome obra e etc. Recentemente ele contratou bandas de forró para o São João.O pessoal da banda cantava uma musica e passava o mesmo tempo vangloriando o prefeito.Isso foi feito as claras a 500 metros do Forum. Mas o MP parece que só deu ouvidos ao  que aconteceu no Carlos Firpo.Isso me faz lembrar Willians Shakespeare em Hamlet.     "Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio,do que sonha a nossa vã filosofia" Ato I Cena V . Por favor não insultem a minha inteligencia! 
               Eu tenho o meu modo de definir a lei. Aprendi que acima das leis mutaveis e escritas,existe uma lei natural e independente do arbitrio humano,universal,fonte primordial de todo  direito  positivo que para mim é a expressão da vontade divina que emana da minha conciencia.
                Nenhuma Lei expressa a Verdade. Ela vem do autoritarismo dos poderosos, é ambigua,por isso está longe da Justiça.E o que é a Verdade? A Verdade é ação,é quando a conciencia humana concorda com o intelecto. Jesus disse: "Eu sou o caminho a verdade e vida" . A verdade é Pessoal. Deus a colocou  dentro de nós.


                                 A verdadeira Lei está no Tribunal da nossa conciencia

                                               blog o figueiroa........................29/06/2012        



      














Nenhum comentário:

Postar um comentário