quinta-feira, 17 de maio de 2012

SER AUTODIDATA NO BRASIL É CRIME


                                                                                                                                       

                                          SER AUTODIDATA NO BRASIL É CRIME      

              A minha historia nesse aspecto é muito interessante.Fui e continuo sendo um autodidata por opção natural.Estudei até o segundo ano do antigo ginasial.Houve alguns percalços para que eu não continuasse os meus estudos.Falta de incentivo dos meus pais não faltou, ao contrario, nesse item eu dei bastante desgosto a eles.O principal motivo era a minha recusa de estudar matérias que eu simplesmente abominava e sempre reprovava nelas, daí a serie interminável de reprovações até que a idade pesou.Já adulto fiz o Madureza colegial o antigo Artigo 101, para questões de emprego, o que também nunca precisei devido a profissão que eu exercia.Eletricista.
              Nesse ínterim, eu nunca deixei de estudar o que mais eu gostava, história,geografia,um pouco de matemática, língua inglesa e conhecimentos gerais.Sempre gostei de ler.Li os melhores romances e livros da literatura brasileira e mundial e sempre procurei estar a par do que se passa pelo mundo através de jornal,radio e TV e até hoje continuo nessa pratica na internet.Trabalhei pelo Brasil e viajando aprendi muito, e também tenho alguma experiência internacional.Certa vez ao desembarcar pela 1ª vez em Assunção capital do Paraguai,colegas de trabalho (sacoleiros) ficaram surpresos quando viram que parecia que eu já estivera nessa cidade muitas vezes.De outra vez, desembarquei pela primeira vez em Lagos a antiga capital da Nigéria, com apenas 20 dólares no bolso.Do aeroporto fui para um ponto de taxi interestadual,paguei 12 dólares para uma viagem de seis horas até Warri, uma cidade do Delta State no sul do país,Almocei por 3 dólares e ainda bebi duas cervejas.Chegando ao meu destino o representante da empresa me pediu mil desculpas por não terem me dado o dinheiro das despesas de viagem e me entregou 200 dólares. Uma semana depois eu já estava viajando de barco ou em pequenos aviões por aquela região de selva africana, sem problemas.E olhe! Se locomover com a pele branca,miscigenada ou até uma pessoa de pele negra de feições diferentes transitando através de certas  regiões da África é bastante complicado e perigoso em vários sentidos.Ainda hoje tenho armazenadas no arquivo do meu computador, plantas das maiores cidades do mundo, o que facilitou bastante na elaboração de um  livro que em breve estarei lançando.
              Em 1998, já com 50 anos resolvi realizar um sonho que eu acalentava há mais de 40 anos.Me formar  em uma universidade.A minha mãe partiu desta vida quando eu tinha apenas 15 anos e meu pai já contava com 81, e estava hospitalizado quando eu passei no vestibular para Geografia, ele faleceu antes de eu concluir a minha formatura.Antes de fazer as provas do vestibular já se passara 34 anos sem freqüentar e  sentar em um banco de escola.Aconteceu na minha inscrição um fato interessante:Eu queria fazer Historia,mas na hora troquei os códigos e marquei Historia (402)como opção por Geografia (403) como o curso escolhido e acabei fazendo essa disciplina  e passei.Nessas duas provas quase fiz o total de pontos, só faltei acertar uma em Geografia e duas em Historia.Me formei aos trancos e barrancos.Hoje só posso ensinar em cursinhos e faço palestras sobre alguns assuntos que eu domino, como a Geopolítica do Oriente Médio,  como um exemplo entre outros.
                 Para se ter uma idéia como anda o ensino no Brasil, aqui vão alguns exemplos, mas vou omitir os nomes desses professores por achar melhor resguardar as suas trajetórias de vida nas quais foram exemplos de sabedoria e dedicação à nobre arte de ensinar.Tenho  na minha família um desses exemplos:Essa pessoa não era formada em matemática, por circunstancias formou-se em outra disciplina.Ensinou matemática em universidades e deu palestras até no exterior. Até hoje tem o seu nome sempre lembrado entre os matemáticos brasileiros,como um gênio nessa matéria.Conheci alguns desses mestres nessa mesma situação.Ensinavam no Atheneu,Escola Normal e demais colégios e posso afirmar com toda certeza que esses foram os melhores anos da escola publica sergipana, naquela havia respeito de ambas as partes e os estudantes quando terminavam o cientifico não precisavam de cursinhos para passar em vestibular em qualquer parte do país.Dois primos meus saíram do Atheneu e passaram direto no  ITA (Instituto de Tecnologia da Aeronáutica),um dos mais difíceis do país até hoje.Naquela época Sergipe era o reduto de grandes professores de matemática.Hoje ainda temos o professor Genaro um grande mestre e renomado algebrista.Conheci  um professor de História, que só estudara o primário, até a quarta serie e lecionava até para o cientifico, que hoje é conhecido como 2º grau.Era uma enciclopédia ambulante.Cursinho não ensina, apena fornece dicas,  ou seja, a marcação ou eliminação por intuição
              Com as aberrações  do novo estatuto da educação,alguns  desses grandes mestres jamais  poderiam ensinar  em uma escola publica.Agora uma penca de burros de posse de uma licenciatura adquirida  através de cola e em seminários nos quais se “escoravam” nos colegas mais inteligentes,podem.Conheci  no meu estagio uma professora de geografia leiga muito inteligente e querida pelos seus alunos e eu tive a ventura de te-la como minha orientadora de ensino. Muitos desses "licenciados" “passaram” em concursos do estado e município na base do “por debaixo do pano” e estão por aí “ensinando” barbaridades para o seus infelizes alunos. Esses podem ensinar. O preço que tem a pagar é ficarem sempre na linha de frente das greves,agradar,adular  e arrebanhar votos para os lideres sindicais parasitas.
               Essa é a  verdadeira face da nossa educação e em particular a do nosso estado.O que esses "mestres" tem a dizer dos nossos jovens serem  um dos piores no quesito, desenvolvimento e aprovação do ensino fundamental do país?Por favor! Não me venham dizer que a culpa é do governo e da situação das  escolas.Não insultem a minha inteligência.Vocês só pensam em dividendos financeiros e em curtir “férias” desonestas às custas do erário publico e de trabalhadores da iniciativa privada que pagam seus imposto de caráter obrigatório.As vezes quando dou aulas para concurso publico, noto que a grande maioria dos alunos estão muito abaixo do seus currículos educacionais ,tais como 1º e 2º grau.Não podemos exigir que um brasileiro ou um português fale ou escreva de modo impecável esse idioma tão complicado, até mesmo grandes figuras da intelectualidade  brasileira cometem gafes e erros de concordância e esse pobre escriba é um deles. Agora com sinceridade.Aberrações “também já é demais também” como já dizia o grande filosofo Chico Mela o Bico,  freqüentador  assíduo do boteco e cafua do Zeca Papudinho.
                 Certa vez um professor comentava sobre a repetência dos alunos das escolas publicas.Em reposta eu falei para ele, como se podia exigir de um estudante que passa 3 ou 4 meses do ano sem estudar, o que faz quebrar o ritmo curricular anual.E o pior é o crime da volta as aulas.Empurrar o conteúdo de 10 meses em 5. Isso é desonesto e uma grande falta de respeito ao estudante. Estão de brincadeira.E já notaram como tudo dá certo? Ilumina-me Senhor!. Qual é resultado de tudo isso? Primeiro::Receber salario sem trabalhar é desonesto e ilegal.Um bom professor deve ganhar no minimo 5,000 mil reais por mês, mas esses que estão aí na sua maioria, 620 tá sobrando demais.A verdade é essa. Greve é um direito do trabalhador.Concordo.Mas o contribuinte pagar o salário de grevista é uma outra coisa.Dias parados quem paga a “companheiro” é sindicato e não eu.Vocês sabiam que já tem bancário comprando pacote de turismo para Europa e EUA para outubro/novembro com a greve “programada”? Tem sim.Estudos já foram feitos e para surpresa, a imensa maioria desses turistas são funcionários do BB e CEF.Duvidam? Esperem a chegada dessas datas!Esses caras tem super salários para os padrões da esmagadora maioria dos brasileiros.E as mordomias? O estado paga tudo.Só falta sair o "Vale Motel". E esses desgraçados ainda falam do Bolsa Família. Dizem que o governo está sustentando preguiçosos. Será que as bolsas e mordomias que eles recebem significam o que?Deixo a resposta para cada um.A minha é  impublicável. Principalmente no setor da saúde.Basta dá um pulinho no espaço reservado aos mal aventurados que procuram os hospitais públicos  e o "ótimo" atendimento da maioria dos funcionários desse setor.Bem! Esse assunto será debatido em uma outra ocasião.As pessoas tem que conhecer também o outro lado da moeda.Nesse "embrulho" cabe também o pessoal do Legislativo,Executivo e Judiciário.
               Sabiam que existe uma disputa acirrada entre esses “come e dorme” para vez qual é o setor onde menos se trabalha em 10 anos corridos.Professores e funcionários médicos e enfermeiros estão no topo da lista.Apenas trabalharam 65% nesses 10 últimos anos.A maioria desses "coitadinhos" trabalham menos 14 horas semanais do que os da iniciativa privada. O pior também é recíproca enganosa e viciada desses “exaustos  e famintos” trabalhadores.Dizem que somos reacionários da direita,iletrados e defensores do capitalismo selvagem.Ora! Da minha parte eu sou defensor do capital.O MEU.
                   E quem continua pagando  toda essa malandragem? Eu e você.O povo

                    Existem muitas exceções. Graças a Deus em todos os setores da administração publica existem ótimos funcionários cumpridores do seu dever.A essas pessoas eu dedico esse texto..

        

     Blog do figueiroa.........................17/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário