sexta-feira, 25 de maio de 2012

BONDADE E JUSTIÇA




                                   BONDADE E JUSTIÇA

          

João Baptista Herkenhoff

Talvez fosse bom que os titulares de altos postos da Justiça nunca se esquecessem de que são juízes, cônscios da sacralidade da missão. O que os faz respeitáveis não são as reverências, excelências ou eminências, mas a retidão das decisões que profiram.
Artigo:
Questões angustiantes de Justiça - 5/8/2010



GANDHI

"Foi sempre para mim um mistério o fato de alguns homens se sentirem satisfeitos com a humilhação de seu semelhante."
----------------------------


"É dificílimo um tribunal julgar desembargador. Se ele tem a simpatia do colegiado, e os malandros são sempre extremamente simpáticos, o tribunal não tem poderes para julgar. Eu não tenho medo dos maus juízes, mas do silêncio dos bons juízes que se calam na hora do julgamento."             Eliana Calmon



Juízes

Haverá juízo sem misericórdia para aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o julgamento.
(Tiago 2, 13)

Platão-Filósofo grego

A justiça nada mais é do que a conveniência do mais forte.



                  Certa vez li esse conto em um livro de Malba Tahan “ Céu de Allah”.Havia um renomado juiz,que era muito conhecido por suas decisões justas.Um certo dia um Califa perguntou em que ele se inspirava para dar decisões. Ele respondeu: Soberano! Todas as vezes que venho para o tribunal para julgar e dar um veredicto eu consulto o meu papagaio! – Como assim? Um papagaio? – Sim nobre soberano! Ele sempre repete para mim essas duas sabias palavras: Bondade e justiça!



                   Há tempos que as pessoas reclamam  do tratamento indigno de certas autoridades jurídicas desse país.Essa é uma pratica comum em todo território nacional.Ultimamente um amigo passou por um constrangimento o qual ele jamais imaginava ter que passar.Ele se envolveu em um acidente com uma desses ciclomotores que rodam por aí, sem licença no qual os seus ocupantes que não usam capacete de proteção e nem obedecem as regras de transito.Para a sua surpresa, a culpa  do caso pendeu para o seu lado.Ele foi chamado a presença de um juiz e foi aí que veio a humilhação de forma degradante, teve de escutar impropérios sem ter direito de se defender ou de até aceitar ressarcir algum prejuízo que pudesse aparecer,sem antes ouvir um desfile de humilhações.Disse-me ele: Figueiroa! Já fora do forum eu chorei de revolta.Jamais pensei em ser tratado daquele modo!Até hoje procuro tentar entender tanta falta de respeito a um ser humano decente,porque assim sou considerado na comunidade em que  moro. Por toda a minha vida sempre procurei andar no caminho certo.Cheguei em casa e me sentir sem coragem de encarar minha mulher e filhos de tanta vergonha que sentia,principalmente levando em conta a minha luta para trazer o pão de cada dia para a minha familia com honestidade a qual eu  sempre carreguei ao longo da minha vida, fruto da boa educação que eu tive dos meus pais.E o pior é que em nenhum momento eu o desrespeitei.  Concluiu

                     Pergunto:  É licito se tratar dessa maneira um cidadão por mais que errado ele esteja? Ter autoridade não é humilhar qualquer ser humano,basta aplicar a lei e pronto. Por outro lado o que vemos e ouvimos?O criminoso e o corrupto rico comparece a uma audiência quando quer, responde se quiser e concluindo: Faz o que quer,ganha liminar e vive solto de pé e mão, enquanto o pobre serve de exemplo dessa maneira degradante e humilhante.
                    Esse é o país onde se comete mais abusos de autoridade do mundo. A cada minuto dez cidadãos no minimo estão sendo torturados  e espancados em vielas e nas cadeias desse país e esses dados vem da propria ONU.Somos diariamente denunciados por tais abusos.Somos praticamente campeões em abusos dos direitos humanos.As praticas colonialistas e ditatoriais  ainda estão em pratica.Ditadura! As pessoas deveriam saber bem o seu real significado. Infelizmente ainda vivemos nesse sistema de opressão e o que me leva a  crer é que este apenas trocou de gabinete para algumas  pessoas. Lembro-me do ano de 1985.Caminhava ao lado de um velho amigo comunista. Eu estava feliz pela a volta da democracia.Quando chegamos em frente ao palacio da justiça, ele virou-se para mim e disse: Olha Figueiroa! - Disse apontando para o edificio - A ditadura saiu da colina do 18 do Forte mas vai se instalar neste Poder - Hoje vejo que ele tinha razão em alguns aspectos.Ainda querer crer em alguma hipotese contraria à profecia.
                     Esse cidadão teve sem duvida o seu direito constitucional violado.A Constituição Brasileira não passa  de um tigre de papel.Não ruge,não ataca e nem defende. E´ apenas uma colcha de retalhos muito mal remendada.”Todos são iguais perante a lei”.Essa é a maior blasfemia do estado de direito brasileiro.Alguém tem duvida?Basta olhar em volta.Vejam que ignomínia! Um funcionário publico se aposenta com quatro,oito e vinte anos de serviço, com o salário integral  e com inúmeras vantagens, dependendo da “ bem aventurança”.Enquanto isso os demais excluídos da iniciativa privada só podem receber esse direito com trinta e cinco anos e de passagem com o salário bem reduzido. Conheço um senhor hoje bastante doente que ganhava 3 salários e com a aposentadoria passou a receber menos de um salário e meio.Esse é o retrato da “igualdade constitucional” desse país. Temos um Estado dentro de outro Estado.Uma Carta Magna e um vil código civil que nada mais é do que   um verdadeiro  "sarapatel de coruja" e cada lei é expandida em tentáculos no qual o objetivo é  ser burlada por  advogados habilidosos, e é por isso que os poderosos sempre escapam dela.Enquanto isso os pobres vão sendo humilhados no seu mais sagrado direito.A integridade pessoal. É mais pura violação à Carta das Nações Unidas,da qual o Brasil é signatarioSerá que esses Senhores da Lei  não  sabem  que para uma amputação moral não existe prótese?
             O Congresso Nacional e o Senado é o fruto da incompetencia do eleitor.É um antro de corrupção e de inuteis.Virou moda se eleger pagodeiro,jogador,palhaço e pastores corruptos e outros personagens sem nenhuma condição  de exercer um cargo de tamanha importancia.Enquanto deixa-se de lado problemas de carater urgentissimo, e passam o tempo todo discutindo questões bizantinas e de interesses pessoais. TODO ELEITOR TEM O PARLAMENTAR QUE MERECE
              Estou chegando aos 65 anos. Estou cansado de ver tanto arbitrio.Me chamam de um Velho Sentimental e o Ultimo dos Idealistas.Não! Eu não o sou o unico.Ainda somos tantos.Mas noto que o Patriotismo no Brasil está morrendo junto aos icones que construiram este grande país. Já vi muita coisa nesse mundo,vi  mudanças políticas, climáticas e de comportamento humano.Vi avanços na ciência.O homem descer na Lua e o Espaço ser explorado aos poucos.Vi mudanças débeis no sistemas de saúde,educação e segurança e infelizmente foi para pior.O brasileiro pobre continua sendo tripudiado por esse sistema perverso e protecionista das elites carcomidas que remontam desde o sistema colonial.Esses continuam querendo serem chamados de “ homens bons”, assim como era no principio da nossa historia,e não essa  estória* contada pelo colonizador.Uma estória que ainda hoje chama Calabar de traidor.Ele traiu a quem?Ao arbítrio e à violencia  dos senhores de engenho portugueses do nordeste do Brasil Colonia?Sempre é bom pesquisar para que possamos conhecer a  verdadeira HISTÓRIA DO BRASIL 
                   Gosto de louvir sempre a fala do historiador Eduardo Bueno o “Peninha” ,ele tem uma máxima: “ Um povo que não conhece a sua historia,acaba sendo obrigado a  repeti-la”

* Estória - É um neologismo proposto por João Ribeiro.Narrativa criada,inventada,sugerida,uma obra de ficção
   História - Narrativa que faz parte dos fatos ocorridos na vida dos povos, uma obra não ficcional
(Wikepédia)



Blog do figueiroa.............................22/05/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário