quarta-feira, 9 de maio de 2012

O VOTO TROCADO POR CHITA* E CACHAÇA



    “Eleição é como jogar feijão em bacia com água.Só sobe o que não presta”(ditado popular)
            Os antigos tem razão.O meu pai já  dizia esse ditado entre tantos outros há anos atrás.Pouquíssimas vezes vemos novidades na política brasileira.Desde o descobrimento que essa elite se reveza no poder.Passamos pelas famigeradas capitanias hereditárias.E quem foi que disse que elas não deram certo?Foi com elas que começaram a dividir o Brasil entre eles.A Ilha de Fernando de Noronha é um exemplo.Esta foi doada a esse cidadão e ele nunca pôs os pés nessa ilha e não tomem por surpresa não aparecer um Noronha português para reivindicar foros para essa ilustre família. Não duvidem.
              A nossa historia foi escrita pelo colonizador, os puxa sacos da coroa portuguesa,Império e republica. Bem se ver que a coisa vem de longe.A corrupção aqui aportou com o 1º Governador Tomé de Souza   se deu muito bem.”É de pai pra filho e de filho pra pai”, como se diz no nordeste.O povo continua o mesmo, sempre de chapéu na mão.Os poucos políticos honestos que temos não são reconhecidos na posteridade.Todo político corrupto vivo gosta de ver seu nome nos monumentos e logradouros públicos.São encarnações dos faraós,estes mandavam raspar o nome do antecessor e colocava o dele,para isso bastava fazer uma coluna a mais na obra do verdadeiro construtor, causando uma enorme dor de cabeça nos arqueólogos modernos.Os de hoje deixarão também.Com certeza.
             E quanto ao povo brasileiro?Ah! esse forma o coletivo de ninguém.Prefiro chamá-los de  parias da sociedade humana.Há dezenas de anos que rejeito me candidatar a um cargo publico.Certa vez em tom de brincadeira em um bar perto de casa, eu falei que ia sair como candidato a vereador e uma hora depois chega dois conhecidos que ouviram a conversa e começaram a me bajular enaltecendo qualidades tão boas me deixou até confuso.Me garantiram que o voto deles e de suas famílias seriam meus. Agradeci os elogios e para a minha surpresa um deles me pede para eu pagar a despesa da sua mesa.Nunca me senti tão indignado em toda a minha vida e os repeli com veemência dizendo que eu jamais iria fazer política daquele nodo.Eles riram na minha cara e um deles me disse: - Esqueça a política! Sem dinheiro você nunca será eleito pra nada! – Hoje ouço isso até de pessoas formadas em universidade. Atualmente é difícil encontrar alguém que saiba realmente o valor do voto.O voto para a maioria não passa de um objeto de barganha.E quem faz isso infelizmente são os que mais precisam de políticas honestas. E esses são os que mais reclamam dos políticos, quando falta serviços de saúde,educação e segurança.Olhem as escolas publicas por exemplo.falta de tudo para funcionar. O dinheiro vem do Ministério da Educação, mas é praticamente todo desviado do verdadeiro objetivo.Só no pagamento de uma cambada de funcionários corruptos e fantasmas, de  espetáculos com apresentadores de TV regiamente pagos e cantores baratos de arrocha vai o dinheiro todo.E assim a juventude segue dançando embaixo do palco, embalada no “ritmo” da corrupção política.
              Sinto o cheiro de golpe no ar.Aprendi com a historia que quando militar e religioso entra nesse embrulho, a democracia fica em xeque mate, é só retroceder de 54 até 64 e vê se não há motivo para preocupação.Naquela época, era o fantasma do comunismo. Com a queda deste o que aparece agora? A CORRUPÇÃO CIVIL. As duas frentes políticas armaram esse palco desde 1985, quando a outra entrou em decadência com o Sr. Delfin Neto o Monsieur dix pour cent (Senhor dez por cento),era essa a  comissão que ele recebia do FMI e do Clube de Paris, Abi Ackel das pedras preciosas. A subida vertiginosa da Rede Globo (porta voz do regime) e outras “bem comportadas" e dezenas de outros “empreendedores” do regime.O Congresso está poluído com essa turma de reacionários acima citados.O primeiro usa a prepotência do antigo militarismo que tem no comando o Jair Bolsonaro que comanda a turma do "pijama". Em segundo vem a a Bispada Evangélica com o seu clientelismo religioso. O palco está armado,seus atores estão a postos e só falta abrir as cortinas.Enquanto isso esse povo vai trocando o voto por cachaça e um corte de chita*.
*Pano barato

Nenhum comentário:

Postar um comentário