terça-feira, 28 de agosto de 2012

OS REACIONÁRIOS E AS COTAS UNIVERSITÁRIAS


             OS REACIONÁRIOS E AS COTAS UNIVERSITÁRIAS   

 

        De 12 anos para cá quando chega época de matricula nas universidades federais, os alunos cotistas entram em pânico. Sempre nessa época o DEM entra com um recurso no Congresso e no Senado para derrubar as cotas de 50% para estudantes das escolas publicas,índios,negros e deficientes físicos e nessa balada  é seguido também  pelo seu fiel escudeiro o PP.Quero esclarecer aos estudantes,índios,negros e deficientes físicos,que votando nos candidatos desses partidos vocês estarão votando contra vocês mesmo.

           Amigos! quem resolve o destino do país são os partidos lá em Brasília.Como esses candidatos podem ter programas para melhorar o ensino publico e o acesso do pobre nas universidades, se seus pares lutam para derrubar as cotas no Superior Tribunal de  Justiça e no Congresso Nacional?Vejam como eles estão todos no mesmo palanque em Aracaju, juntamente com os seus respectivos “Laranjas”.Figuras do bestiário político como João Alves,Zé Almeida Lima,Venâncio Fonseca e Amorim do PSC, conhecido no país como Partido Sem Caráter, ou o Partido do Cheque em Branco como disse o Deda.

      Vocês cotistas pensem bem na hora de votar. O FHC quis implantar as cotas não por gostar de pobre e sim para privatizar as universidades federais. Desde 1964 que a educação vem sendo sucateada.Quem não lembra do Ateneu e da Escola Normal na década de 60.Eram os melhores colégios de Sergipe e lá estudavam juntos o rico e o pobre.A Escola Normal formava professoras, conhecidas como Normalistas imortalizadas em o bonito samba  “Normalista” interpretado pelo inesquecível Nelson Gonçalves. Na minha sala do 1º ano ginasial do Ateneu, fui colega de um sobrinho de deputado federal e do neto de um senador da republica.Naquela sala tinha filho de barbeiro(eu).de pescador,pedreiro,secretario de governo e de empresário e não havia diferenças na hora dos intervalos de 10 minutos, naquelas partidas de futebol de bola de meia na quadra da escola. Os melhores professores de Sergipe ensinavam no Ateneu.As professoras davam aula vestidas com elegância e os professores de terno e gravata.Havia disciplina rígida. Depois do golpe militar veio a transformação. Fizeram escolas na periferia mas sem investir na formação de bons educadores.Foi nesse período que começou os desvios de verbas publicas para escolas particulares. Bolsas de estudo federais eram dadas aos borbotões aos donos dessas escolas e políticos, para serem distribuídas.Fo a maior farra.E o que se viu foi o crescimento vertiginoso delas o enriquecimento rápidos dos seus  donos  e consequentemente a migração dos alunos de famílias abastadas para elas devido o abandono das escolas publicas por parte do Ministério da Educação.

        Esses “crias” da ditadura não aceitam que o filho de um pobre seja um medico,juiz, odontólogo  e engenheiro civil.Para eles isso é um ultraje.Ora! Quem já se viu filha de empregada ser doutora! Ela tem é que ajudar a mãe na faxina da casa da patroa!

        Estive no Bairro Santo Antonio na semana passada. Uma moça pobre filha de um amigo que estuda medicina na UFS me disse: Professor!Nós cotistas na UFS somos humilhados pelos colegas ricos e por alguns professores. Ouço piadinhas o tempo todo. Dizem abertamente que somos burros e atrasados e estamos tomando o lugar de quem estuda.Escutei dizerem até que nós estamos lá somente  por causa da comida de um real.Por qualquer motivo colocam em discussão  o Bolsa Família que eles chamam de Bolsa Esmola.Certos professores elitistas se negam a dar uma ajuda ao cotista,alguns já chegaram a insinuar que nós atrasamos o período letivo.Já pensei em largar tudo, mais os meus pais me dão forças para continuar. – Concluiu com os olhos marejados de lagrimas.

        Esse meus amigos é o preço da desigualdade social, mas confiem em vocês. Aparecerão muitas encruzilhadas nas suas vidas, mas tenham inteligência,paciência e sabedoria para escolher o melhor caminho.O voto é a sua principal defesa contra essas injustiças sociais.Jamais desistam dos seus sonhos. Lembrem-se um voto errado ou vendido trás consequências terríveis. Votando nesses partidos vocês na verdade estarão votando contra vocês.

           O sistema de cotas é a melhor maneira do estudante pobre  ter acesso à universidade e sem distinção de curso.Jamais votem nesses partidos:DEM 25. PP11. PSDB45. PPS23. PSC20. Esses dois últimos são farinha do mesmo saco.Eles representam o atraso cultural.Votando nesses aí, vocês serão os únicos prejudicados. Lembrem-se também que quando o Lula assumiu a presidência criou extensões universitárias em todo o Brasil.Aqui em Sergipe temos três grandes Campus Universitários, em São Cristovão.Lagarto e Itabaiana e núcleos em varias cidades.As escolas técnicas estão espalhadas pelos interiores de Sergipe.Hoje amigos pode se dizer que o pobre não estuda se não quiser,porque as oportunidades estão aí.Não deixem escapar essa chance.Não elejam esses tipos de políticos.

         Hoje eu sou um dissidente partidário do PDT estadual e municipal.O fundador do meu partido o Leonel Brizola foi reconhecido pela UNESCO um órgão das Nações Unidas voltado para a educação,ciência e cultura, como o maior construtor de escola de qualidade do mundo. Eu jamais poderia subir em um palanque de partidos que querem tirar um direito inalienável das classes mais humildes da população de terem o direito de ingressar  em um curso superior nas Universidades federais, pois o principal lema do verdadeiro PDT é a EDUCAÇÃO.

           Figueiroa é filiado e um dos fundadores do PDT em Sergipe.Hoje fazendo parte do Movimento de Resistência Leonel Brizola, que visa resgatar as origem do PDT na sua mais pura essência.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário