sexta-feira, 24 de agosto de 2012

GETULIO VARGAS O ESTADISTA


     GETULIO VARGAS O ESTADISTA


    Eu tinha seis anos na época.Lembro-me que nesse dia o meu pai acabara de abrir as portas da sua barbearia quando saiu a noticia vinda do Rio de Janeiro então capital da Republica:”Getulio Vargas comete suicídio”.A noticia espalhou-se como um rastilho de pólvora.Nesse dia o Brasil inteiro chorou a morte do grande líder conhecido como “O pai dos pobres”.Houve uma onda de revoltas em todo o país, os seus opositores covardemente fugiram as pressas do país inclusive o seu mais ferrenho adversário o reacionário golpista Carlos Lacerda.Getulio deixou uma carta para os brasileiros, a qual ficou conhecida como “Carta Testamento”.O povo naquele momento sentiu-se órfão pela a morte do seu maior protetor.Esse dia passou para a historia como “O dia da tristeza”

            Vargas foi uma figura polemica na sua época.Para alguns era um ditador populista que governava com mão de ferro,enquanto para a imensa maioria, era considerado um protetor dos menos favorecidos, principalmente a classe trabalhadora, que na época não passava de um novo tipo de escravo da já desacreditada Velha Republica dos Coronéis.O trabalhador não tinha nenhum direito trabalhista,o patrão o obrigava a trabalhar até  16 horas por dia sem direito a um dia descanso  e  férias.Getulio criou a CLT e a estabilidade do trabalhador na empresa a partir de um ano de trabalho, consolidando esse direito aos dez anos.O trabalhador passou a ter uma jornada de trabalho de oito horas por dia com direito ao descanso semanal e férias anuais(CLT 1943).Era motivo de  euforia na época quando o trabalhador recebia a sua Carteira do Trabalho.

            Getulio acabou com o “voto de cabresto”,também conhecido como o “voto do cacete”.Na época o voto era dado em aberto.O chefe político manipulava e fraudava abertamente as eleições,obrigando a força seus empregados a votarem naqueles que ele queria.Foi criado o voto secreto e o voto feminino,porque até então as mulheres não tinha o direito de votar.

             Getulio criou diversas instituições tais como:Empresa de Correios e Telégrafos,Usina de Volta Redonda,IBGE.IBC(Instituto brasileiro do café)OAB,Conselho Nacional do Petróleo,Cia Vale do Rio Doce,CHESF,Estrada de Ferro Central do Brasil,Justiça do Trabalho,Salário Mínimo(hoje mal corrigido),Policia Federal,Banco Central do Brasil,Petrobrás e outras tantas realizações,que com o passar do tempo foram absorvidas por outros ministérios.

               Os seus adversários  eram todos oriundo do Coronelismo da Velha Republica e do tenentismo(militares) e sobretudo dos traidores e adeptos da subserviência do capitalismo estrangeiro, tendo a frente o Senhor Carlos Lacerda e Cia.

                Getulio apesar de ser um homem honesto era cercado de aproveitadores e corruptos.Dizem que certa feita ele contrariado com boatos e fatos ele teria dito: “Até dentro do Catete(palácio presidencial), tenho inimigos e traidores” e isso ficou provado até a véspera de sua morte,quando estes o abandonaram.Ao receber um ultimato de um dos generais ele dissera:”Do catete só sairei morto”.e cumpriu a sua promessa.

                 Houve um episodio  que abalou o seu governo.O atentado da Rua  Tonelero, no qual o Major Vaz foi morto e o seu desafeto Carlos Lacerda foi ferido na perna.Esse atentado nunca foi realmente explicado,pois existe uma outra versão:O pistoleiro João Alcino Vaz aos 84 anos em 2004 reafirmou que o tiro que atingiu o major, partiu da arma de Carlos Lacerda.Um morador da rua Tonelero  afirmou à TV Record em 24 de  agosto2004  que Lacerda não foi ferido.Outro detalhe:O Lacerda foi atendido no Hospital Miguel Couto,no entanto os documentos,exames médicos e laudo, simplesmente desapareceram.Gregório Matos que era guarda costas de Getulio foi acusado como o mandante do atentado.Foi condenado a 25 anos de prisão tendo a pena reduzida para 20 e morreu assassinado na prisão em 1962 por outro detento por motivos pessoais.

            Getulio nunca aprovou esse atentado idealizado pelo Gregório e quando soube do acontecido disse: “Lacerda levou um tiro no pé e eu levei dois nas costas”

             Getulio deixou uma carta manifesto a nação explicando o gesto.Esta carta me chamou  atenção quando eu tinha 12 anos.Naquela época eu ajudava o meu pai na barbearia para ganhar uns trocados para o cinema do domingo e jogo de futebol,quando eu a vi toda dobrada e um pouco amarelada pelo o tempo.Fiquei impressionado e perguntei ao meu pai quem fora Getulio Vargas realmente.Ele me fez sentar após o expediente de trabalho e me contou a historia desse grande estadista brasileiro, e daí a política entrou na formação do meu caráter ideológico.Getulio deixou uma lição para nós brasileiros.O amor ao Brasil.Aprendi que o voto comprado traz serias consequências para aquele que o vende.O voto comprado não dá nenhuma obrigação  ao político que procede dessa forma.O homem é dono do seu destino,essa é a lógica da democracia e da historia da raça humana através dos tempos, e é para isso que devemos ter em mãos a maior ferramenta que é o CONHECIMENTO.Quem obtém o livre arbítrio não segue  maus lideres e falsos profetas.

              Pode-se afirmar que ele teve falhas,que foi um austero ditador.A historia está aí para esclarecer os fatos, os prós e os contras.A Historia é a dona da verdade e a desse  grande brasileiro contém  mais cheia de virtudes do que  defeitos.

             Apesar dos meios de comunicações mediáticos não reverenciarem esse dia histórico,preferindo render homenagens a personagens alheios a nossa cultura, tentando impor a nova geração o culto a ícones alienígenas.No dia 9 de agosto só a TV Record fez uma homenagem às vitimas da bomba atômica de Hiroshima e Nagasaki,lançada por um bombardeiro americano,matando milhares de pessoas e que ainda hoje produz sequelas graves à população local.Por outro lado a TV Globo no dia 16 de agosto passou uns três dias falando de Elvis Presley,entrevistando uma serie de ridiculos “papéis carbonos” fantasiados, em uma reportagem intitulada”Elvis vive”.Eu tenha nada contra o cantor e até gosto de algumas musicas do seu repertorio,mas daí ver uma emissora brasileira servir de  triste figura subserviente é lamentável.Até parece que o Brasil não tem valores artísticos.Não se ver uma homenagem a cantores brasileiros que fizeram a historia da nossa MPB.Certa vez perguntei para um estudante de musica quem foi Nelson Gonçalves. Ele me respondeu:Ah! Era um cantor de musica brega.Não era?Eu disse pra ele que sim.Realmente Adelino Moreira,David Nasser,Cartola,Noel Rosa,Lupicínio Rodrigues,Evaldo Gouveia,Jair Amorim e tantos outros eram de quinta categoria.Ele saiu de fininho.

 

                               ESTA É A FAMOSA CARTA TESTAMENTO

Mais uma vez, as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e novamente se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam, e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes.
Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da Petrobrás e, mal começa esta a funcionar, a onda de agitação se avoluma. A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o trabalhador seja livre.
Não querem que o povo seja independente. Assumi o Governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. Nas declarações de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se o nosso principal produto. Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia, a ponto de sermos obrigados a ceder.
"Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo, renunciando a mim mesmo, para defender o povo, que agora se queda desamparado. Nada mais vos posso dar, a não ser meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida.
"Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado. Quando a fome bater à vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos. Quando vos vilipendiarem, sentireis no pensamento a força para a reação. Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta. Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com o perdão.
"E aos que pensam que me derrotaram respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo de quem fui escravo não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue será o preço do seu resgate. Lutei contra a espoliação do Brasil. Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora vos ofereço a minha morte.
Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História.
 
 
Replica da Carta-Testamento de Getúlio Vargas.
 
 
 
"Por volta das sete e meia, oito horas da manhã, ouviu-se o estampido seco. Desceu o elevador, às pressas, o Coronel Dornelles, um dos oficiais de serviço na presidência. Nós subimos apressadamente para o quarto onde o presidente se achava. Os primeiros a entrar foram o General Caiado, Dona Darci, Alzira, Lutero e eu. Encontramos o presidente de pijama, como meio corpo para fora da cama, o coração ferido e dele saindo sangue aos borbotões. Alzira de um lado, eu do outro, ajeitamos o presidente no leito, procuramos estancar o sangue, sem conseguir. Ele ainda estava vivo. Havia mais pessoas no quarto[215] quando ele lançou um olhar circunvagante e deteve os olhos na Alzira. Parou, deu a impressão de experimentar uma grande emoção. Neste momento, ele morre. Foi uma cena desoladora. Todos nós ficamos profundamente compungidos; esse desfecho não estava na nossa previsão. O presidente em momento nenhum demonstrou qualquer traço de emoção, nunca perdeu o seu autodomínio, jamais perdeu sua imperturbável dignidade, de maneira que foi um trágico desfecho, que surpreendeu a todos e nos deixou arrasados."

Tancredo Neves
 
 
 
 
 
                   FRASES DE GETULIO  E ATRIBUIDAS A ELE
 

Getúlio Vargas[1]
"Já que o ministério não chegou a uma conclusão, eu vou decidir: determino que os ministros militares mantenham a ordem pública. Se a ordem for mantida, entrarei com pedido de licença. Em caso contrário, os revoltosos encontrarão aqui o meu cadáver."

— Getúlio

                    O golpista

O senhor Getúlio Vargas, senador, não deve ser candidato à presidência,
Candidato, não deve ser eleito,
Eleito, não deve tomar posse,
Empossado, devemos recorrer à revolução para impedi-lo de governar
.

Carlos Lacerda

 

      

Os meus adversários continuam a atirar-me, ao mesmo tempo, a pecha de “Pai dos Pobres” e “Pai dos Ricos”. Como homem público, entretanto, nunca fui faccioso ou extremado. Antes de mais nada procurei agir com justiça e realizar o bem comum. Ricos e pobres são igualmente brasileiros. Se aos primeiros, muitos dos quais estiveram à beira da insolvência que agravaria a situação das classes desfavorecidas e dos assalariados, abri oportunidades de reerguimento e facilitei o crédito, consolidando as bases da agricultura e da indústria, também não desamparei os trabalhadores. Defendi-os contra a ganância dos exploradores, e rompendo resistências que se levantaram à minha ação, iniciei, com firmeza e segurança, a legislação trabalhista no Brasil!

Getúlio Vargas[191]

 

A qualquer observador de bom senso não escapa a evidência do progresso que alcançamos no curto prazo de 15 anos. Éramos, antes de 1930, um país fraco, dividido, ameaçado na sua unidade, retardado cultural e economicamente, e somos hoje uma nação forte e respeitada, desfrutando de crédito e tratada de igual para igual no concerto das potências mundiais!.

Getúlio Vargas

 

se esforçou para se projetar na história como um ditador singular, porque foi um ditador progressista, um ditador humanitário. Em que pese uma ou outra acusação de violência, o povo não aceita o Getúlio como um ditador violento.

Tancredo Neves
O Getúlio não era um homem de fazer, vamos dizer assim, adulação, de fazer concessões públicas aos trabalhadores (...) Ele os tratava com muito respeito, mas os atendia nas suas reivindicações quando justas e no essencial(...) Eu acho que o populismo foi uma caricatura do getulismo(...) Era a adulação, a submissão ao que havia de mais negativo nos sentimentos das massas brasileiras. Era servir-se da massa, e não servir à massa..

— Tancredo
Eu nunca vi ninguém chegar perto do doutor Getúlio e se permitir uma certa intimidade. Nunca vi ninguém que tivesse tanto sentido de poder, da dignidade do poder, como o doutor Getúlio. Aquilo vinha naturalmente dele.

Tancredo Neves


E à revista Pasquim, Tancredo disse:

Se alguém contar a vocês que alguma pessoa chegou perto do doutor Getúlio e contou uma piada, ou se permitiu um tapinha nas costas dele, ou outra liberdade maior, estará mentindo. Irradiava um respeito que mantinha todo mundo à distância.

Tancredo Nev

Um trecho da música de Teixeirinha mostra claramente este fato:


Vinte e quatro de agosto
A terra estremeceu
Os rádios anunciaram
O fato que aconteceu,
As nuvens cobriram o céu
O povo em geral sofreu
O Brasil se vestiu de luto
Getúlio Vargas morreu!

…Seu nome ficou na história
Pra nossa recordação
Seu sorriso era a vitória
Da nossa imensa nação
Com saúde ele venceu
Guerra e revolução

 

 

Honestidade

Esse dinheirinho não é meu, nem teu. É do Tesouro, Manda
recolher.

Getúlio Vargas

Homenagem do blog do figueiroa a este grande brasileiro

“ O povo ama os grandes estadistas.O politiqueiros compra a sua dignidade “ (figueiroa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário